O que é e como funciona o Mercado Pago

Muitos leitores pediram mais informações sobre o que é e como funciona o Mercado Pago.

O Mercado Pago é a maior plataforma de pagamentos online do Brasil, por meio dela os clientes podem pagar com cartão de crédito, transferência bancária e até dinheiro.

Por sua vez, além de simplificar as cobranças, o Mercado Pago facilita e muito o acesso a promoções e serviços financeiros sem comissões ou despesas extras.

A conta do Mercado Pago funciona como uma carteira virtual que também permite efetuar pagamentos, o que evita burocracia e economiza tempo.

Cada vez mais pessoas estão aderindo ao comércio eletrônico por meio de aplicativos de pagamento. Diante disso, é importante saber como funciona o Mercado Pago.

Como funciona o Mercado Pago para o vendedor?

A primeira coisa que você precisa saber sobre como funciona o Mercado Pago. É que o usuário pode escolher entre dois tipos de contas: a conta pessoal e a conta do vendedor.

A primeira é a conta padrão, com ela o dinheiro é usado como uma carteira online gratuita e com a qual você pode comprar no Mercado Livre ou em qualquer loja que aceite o Mercado Pago. Também é possível fazer pagamentos com QR, pagar por serviços, recarregar o celular, entre outros serviços.

como funciona o mercado pago
Como funciona o Mercado Pago

Enquanto isso, a conta do vendedor oferece ferramentas exclusivas para quem administra um negócio. Algumas das características incluem:

» O processo de pagamento pode ter a estética e a logomarca do negócio e se adaptar aos dispositivos utilizados pelo cliente.

» Criação de colaboradores e associá-los à conta para organizar o negócio e ter uma visão clara das equipes de trabalho.

» Cobrança com QR, uma forma de pagamento que permite receber o dinheiro instantaneamente como opção.

» Parcelamento sem juros para clientes, que também podem aproveitar as promoções com cartões de crédito de diversos bancos.

» Uso do leitor de Pontos e colocação sem custos extras de aluguel.

» Controle e administração de cobranças com informações claras sobre as vendas realizadas com cartão.

» Gestão de vendas e acesso a estatísticas. Além da configuração de relatórios automáticos para conciliar o dinheiro disponível e o dinheiro na conta do Mercado Pago. Essas informações são fundamentais para otimizar o negócio.

» Assim como na conta pessoal do Mercado Pago, é possível utilizar dinheiro na conta com o cartão pré-pago Mercado Livre ou pagar por serviços.

» Veja como fazer contato com a central de atendimento do MercadoLivre.

Todas as funcionalidades estão disponíveis para o vendedor gratuitamente. Ele só é pago quando uma venda é feita.

Bora Saber + sobre como funciona o Mercado Pago
Como fazer sua reclamação online Mercado Pago pelo site do Consumidor.

Como começar a receber pagamentos pelo Mercado Pago?

A primeira coisa a fazer é escolher uma das ferramentas de coleta oferecidas pela plataforma. Com as ferramentas do Mercado Pago é possível criar um botão de pagamento no site do vendedor, além de gerar links de pagamento para redes sociais ou enviar por e-mail.

Um código QR também pode ser gerado. Dessa forma, o cliente pode escolher como pagar, independentemente de estar ou não cadastrado no Mercado Pago.

Uma vez que o comprador pague, o vendedor receberá o dinheiro total, que será creditado na conta instantaneamente. Será visto na “carteira virtual”, mas a sua disponibilidade estará pronta de acordo com as condições que correspondem a cada meio de pagamento.

Entre as soluções de pagamento oferecidas por esta plataforma, destacam-se:

Ponto Bluetooth: com o leitor de cartões Mercado Pago, é possível carregar do celular com total liberdade pela conexão Bluetooth. Se os clientes pagarem por débito, apenas uma comissão fixa é paga; e você pode receber o dinheiro das vendas instantaneamente, na conta do Mercado Pago. Por outro lado, na cobrança com cartão de crédito, o próprio vendedor escolhe o período de liberação e a taxa que mais lhe convier.

QR Code: Código de resposta rápida em inglês, é um tipo de código de barras que armazena uma grande quantidade de informações. Na conta do Mercado Pago, o QR Code é selecionado como forma de pagamento. O referido código será associado à conta para que o vendedor comece a receber os pagamentos de forma simples, rápida e segura. Ele pode ser impresso ou baixado e cobrado diretamente no app do Mercado Pago.

Link de pagamento – botão de pagamento: desta forma você pode cobrar por chat, redes sociais ou correio. Os links de pagamento facilitam o contato com clientes em potencial para fechar uma venda. Para coletar dessa forma, é necessário criar uma ferramenta de coleta na conta do Mercado Pago e posteriormente compartilhá-la com os compradores no canal em que estiverem.

Receba pagamentos no blog do vendedor: cada blog pode ser transformado em uma loja virtual através do botão de pagamento, que pode ser facilmente incorporado em qualquer site. Ele é criado a partir da conta do Mercado Pago e é customizado de acordo com o estilo da marca. Apenas copiando o código e colando no HTML da web você pode começar a vender.

Loja online: caso o vendedor já tenha configurado sua loja online em plataformas como Mercado Shops, Shopify, entre outras, ele pode ativar o Mercado Pago e acessar as ferramentas de cobrança selecionadas para os vendedores. Também pode ser integrado a plataformas de comércio eletrônico mais complexas, como Magento, PrestaShop e WooCommerce.

Tem alguma dúvida específica sobre como funciona o Mercado Pago?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima