Procon Online | Portal do Consumidor gov br| Reclame Já

No blog Procon online você descobre como fazer sua reclamação Procon no site do Consumidor gov br para as principais empresas de SP, RJ, ES, MG, PR, RS, BA, CE. Você registra o problema no sistema do Sindec e a empresa responde sua avaliação. O portal do consumidor é uma conciliação de defesa do consumidor brasileiro

Você está em: Home / Cobrança Abusiva o que é e o que diz o Código de Defesa do Consumidor

Cobrança Abusiva o que é e o que diz o Código de Defesa do Consumidor

Nos últimos anos, aumentaram significativamente nos Procon’s de todo o país os casos de cobrança abusiva (vexatória e difamatória), realizadas por empresas de cobrança. Esta é uma prática que incomoda muitos brasileiros.

Embora seja grande o número de reclamação, estima-se que o número de consumidores lesados seja muito maior, pois muitos não buscam atendimento no Procon e nem na Justiça.

A seguir, iremos esclarecer as dúvidas mais comuns dos consumidores que procuram atendimento no Procon devido a cobranças abusivas.

DÚVIDAS SOBRE COBRANÇA ABUSIVA

Quero dizer que nem todas as cobranças são abusivas é preciso estar atento a este detalhe. Hoje você tem o site do Consumidor.gov.br para esclarecer suas dúvidas.

1 – A empresa tem o direito de ligar para o consumidor fazendo cobranças?

A cobrança é uma atividade legal. O que representa abuso e crime previsto no Código de Defesa do Consumidor é quando ela chega ao ponto de humilhar, ofender, constranger ou prejudicar de qualquer forma o consumidor, seja no trabalho, escola ou em qualquer outro ambiente.

Dessa forma, a cobrança pode ser feita SIM, porém ela deve respeitar o princípio da razoabilidade.

2 – A ligação de cobrança pode ser feita para a residência do devedor?

Sim, se este foi o número de telefone dado para contato.

O que acontece muitas vezes é que este tipo de ligação são incansáveis, repetitivas e fora de hora, com objetivo de constranger o consumidor.

Muitas empresas de cobrança fazem um trabalho de investigação da vida pessoal do consumidor. Entram em contato com os amigos, familiares e/ou até mesmo vizinhos próximos para efetuarem a cobrança.

Sendo que estas ligações acontecem sem que estes contatos tenham sido repassados, o que acaba expondo a vida do consumidor ao ridículo (“Empresas Fazem Ameaças e Humilham Devedores” – Fonte: jornal A Tribuna, 09 de janeiro de 2016

cobrança abusiva o que devo fazer

3 – Cobranças nos finais de semana e feriados são permitidas?

Só se este for o único momento que o consumidor esteja à disposição para negociar sua dívida. Porém a empresa deve perguntar se ele está a disposição naquele momento.

A educação é primordial, lembrando que as conversas por telefone são obrigatoriamente gravadas. Dessa forma, o consumidor poderá solicita-las em eventual defesa.

4 – Ligação de cobrança para o ambiente de trabalho é uma prática abusiva?

Não há nada de abusivo em ligar para o ambiente de trabalho, principalmente, se o consumidor deixou o número para contato. O que não acontecer é deixar recado, expondo a vida pessoal do consumidor. Isto sim é crime.

A pena prevista no Código de Defesa do Consumidor é de detenção de 03 meses a 01 um ano, que normalmente, é convertida em multa, cujo valor varia entre 600 a 8 milhões de reais.

mulher nervosa

Empresa aérea condenada por taxas abusivas

Justiça deu ganho de causa a consumidora que teve de pagar taxas de cancelamento de passagem superiores ao valor da compra

Ao solicitar o cancelamento da passagem área, um consumidor se deparou com a cobrança de taxas que superavam o valor pago pelo voo. A justiça condenou a empresa aérea a pagar 12 mil reais por danos morais.

A empresa também teve ressarcir a cliente em R$ 296,40, acrescidos de juros e correção monetária, a partir da data do desembolso.

A consumidora justificou que não poderia viajar na data prevista e, por isso, solicitou o cancelamento da passagem e reembolso dos valores. Por considerar as taxas de cancelamento abusivas entrou na justiça requerendo a restituição dos valores em dobro e indenização por danos morais.

Embora a empresa alegou que a cobrança teria ocorrido de forma regular, nos termos das regras tarifárias. A justiça entendeu que houve sim abuso uma vez que a consumidora ficaria em débito com a empresa aérea, pois as taxas ultrapassaram o valor pago pelas passagens.

CONSIDERAÇÃO

A cobrança é uma medida garantida, mas ela não pode ser abusiva e ferir o Código de Defesa do Consumidor. O Procon e a Justiça são meios para solucionar tais problemas.

Por outro lado, o consumidor deve honrar suas dívidas. Lembrando que o credor pode adotar outras medidas de cobrança, como a inclusão do nome do devedor no cadastro de proteção ao crédito – SPC, penhoras, entre outras ações.

Leia também:

  • Procon Minas Gerais

Sobre nós

O site Procononline permite que você encontre informações de contato para o atendimento nos Órgãos de Defesa do Consumidor. Localize rapidamente os números de telefone, e-mail e/ou endereços, e também respostas sobre como fazer sua reclamação online e como resolver conflitos de consumo com as empresas, principalmente, no site do Consumidor.gov.br.

  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Mapa do Site
  • Blog
  • Site do Procon Por Estado
  • AC
  • AL
  • ES
  • MG
  • RJ
  • SP
  • Código de Defesa do Consumidor em Pdf | Completo
  • Defesa do Consumidor
  • Dicas ao Consumidor
  • Reclama Aqui