O Procon ES é uma autarquia do Governo do Estado do Espírito Santo e tem como proposta desenvolver políticas em prol da defesa dos direitos dos consumidores. Além de promover a conscientização da população para um consumo consciente.
Os objetivos do Procon ES é bem amplo e entre eles estão:
- Garantir equilíbrio na relação entre empresa e consumidores
- Orientar a população capixaba sobre os seus direitos
- Garantir a melhor qualidade dos serviços prestados e dos produtos em todo o estado
- Defender que os direitos dos consumidores sejam cumpridos
- Proteger os consumidores contra fraudes e abusos
- Promover atividades educativas
Consulta de processo Procon Online ES
A população do estado do Espírito Santo que procurou o Procon para solucionar algum tipo de problema pode fazer a consulta do andamento do processo pela internet.
Para isso, basta acessar o site do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e informar o CPF.
Muitos consumidores encontram problema na hora de acessar o site por causa do sistema de certificação de segurança do site.
O Procon chama atenção que o acesso a plataforma do Sindec é totalmente seguro. Mais detalhes sobre outros serviços, acesse o site www.procon.es.gov.br.
Contato Procon ES
O consumidor que necessita fazer uso dos serviços presenciais do Procon deve ficar atento ao horário de funcionamento e, em alguns casos, ao fornecimento de senhas. Por isso, antes de ir ao órgão entre em contato pelo telefone e se informe melhor.
Atendimento por cidade
Empresas com mais reclamação
De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec, as 20 empresas mais reclamadas nos Procons do estado do Espírito Santo são:
Rank | Empresas | Atendimentos | Ajuda |
---|---|---|---|
01 | Oi Fixo/Celular | 1.826 | Registro de reclamações Oi |
02 | Vivo/ Telefonica /Gvt | 1.672 | |
03 | Edp Espírito Santo | 1.103 | |
04 | Bradesco | 896 | |
05 | Bmg | 753 | |
06 | Claro / Embratel / Net / Nextel | 738 | |
07 | Itaú | 727 | |
08 | Santander | 595 | Central de atendimento Santander |
09 | Banco Pan | 579 | |
10 | Caixa Econômica Federal | 534 | Falar com a Caixa Econômica Federal |
11 | Cesan | 520 | |
12 | Casas Bahia/ Ponto Frio/ Cnova/Extra.Com | 437 | |
13 | B2w / Submarino / Shoptime / Lojas Americanas | 336 | |
14 | Mercado Livre / Mercado Pago | 328 | Ajuda ao Consumidor Mercado Pago |
15 | Cartões Dacasa | 320 | |
16 | Banco Do Brasil | 280 | |
17 | Banco Banestes | 269 | |
18 | Lojas Simonetti | 251 | |
19 | C6 Bank / Banco Ficsa | 238 | |
20 | Sorocred | 237 |
Serviços
Ligações de telemarketing há muito alcançam os celulares e podem ser bastante cansativas.
Se você recebe este tipo de ligação constantemente e está farto de chamadas indesejadas, o Procon ES tem o serviço de “Não Me Importune“.
O que é o Não Me Importune? É uma lista que contém todos os números de telefones/celulares que não podem ser utilizados por fornecedores de bens e serviços para fazer ligações, enviar mensagens de texto para telefones/celulares ou mensagens eletrônicas relacionadas à promoção de produtos e serviços.
Depois de cadastrar seu número no serviço, essas empresas têm até 30 dias para deixar de fazer contatos comerciais por meio do número cadastrado.
O cadastro no “Não me Importune” permitirá que você exerça de forma simples e eficiente a opção de não ser contatado por fornecedores desconhecidos ou não autorizados.