Produto com defeito? Entrega atrasada? Recusa da garantia oferecida? Mesmo os consumidores mais cautelosos podem enfrentar situações assim. O Procon RJ tem como objetivo assegurar os direitos do consumidor.
Toda a atuação do órgão é garantida pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
A partir desta legislação é que o Procon tenta pelo menos resguardar o equilíbrio entre as partes envolvidas, no caso, cliente e empresa.
O Procon RJ também tem o seu víeis pedagógico que visa alertar a população, por meio de cartilhas e/ou palestras presenciais ou online, contra práticas enganosas e conscientização dos diretos e deveres dos consumidores e lojistas.
É importante destacar que o sistema do atendimento online deve ser utilizado no computador. Para a abertura de reclamação através do celular deve ser feita pelo app do Procon RJ.
Site Procon RJ: www.procon.rj.gov.br
Como as nossas vidas andam corridas, quase sempre não temos tempo para nada.
O site do Procon RJ é uma alternativa para quem necessita fazer reclamação contra empresa ou prestadores de serviços, porém não tem tempo de ir a uma unidade de atendimento do órgão.
Além disso, é possível acompanhar o andamento de sua reclamação sem sair de casa ou mesmo pelo celular.
No site é possível registrar reclamação online, o que significa economia de tempo.
Todos estes serviços online tem como proposta viabilizar o acesso aos direitos dos consumidores e a eficiência do serviço frente à crescente demanda.
Antes de fazer sua queija
Você deve notificar a empresa sobre sua reclamação por carta, e-mail ou telefone antes de registrar uma reclamação no Procon RJ.
Relate como os como seus direitos foram violados.
Se você notificar a empresa por telefone, certifique-se de anotar a data, protocolo se tiver e os detalhes da conversa.
Se a empresa não resolver sua queija depois de receber sua carta, e-mail ou telefonema, você pode registrar uma reclamação e as chances do Procon te ajudar são grandes.
O serviço é gratuito.
Quando você registra uma reclamação online, também será solicitado a fornecer documentos de apoio, incluindo:
- o contrato, recibos, nota fiscal…
- cópia de faturas, declarações de pagamento feitas, cartas, documentos e e-mails
- ou qualquer outro documento relacionado a sua reclamação
Portanto, reúna toda documentação antes de procurar atendimento presencial ou online.
Como registrar sua reclamação online
Para registrar ou acompanhar o andamento da reclamação a primeira coisa a se fazer é acessar a página principal do Procon online RJ: www.procononline.rj.gov.br.
Logo, no início, digite o código e clique em efetuar reclamação.
Abrirá uma página como esta:
Preencha corretamente todas as informações solicitadas neste formulário, sendo aquelas com * obrigatórias, pois elas que orientarão a abertura do seu processo.
Não esqueça de especificar se antes de recorrer ao Procon RJ você tentou resolver o problema diretamente com a empresa.
Acompanhamento da reclamação
Você ainda pode acompanhar o andamento da sua reclamação informando o número do PROTOCOLO DE ATENDIMENTO fornecido na abertura do processo.
O atendimento online pelo site está disponível em dias úteis, das 07 às 22h.
App Procon RJ
Outra forma de fazer reclamação online é por meio do aplicativo do Procon RJ.
O app permite o envio de fotos e vídeos que possam dar mais sustentação à reclamação do consumidor.
Com esta facilidade que o app possibilita, o Procon RJ espera um aumento no número de reclamações, pois não será preciso buscar atendimento presencial.
Para fazer uma queixa, o consumidor deve ter em mãos todos os dados referentes à compra, tais como nota fiscal, protocolo de atendimento, detalhes do produto, além dos documentos pessoais de identificação.
Se as informações não estiverem completas não será possível abrir a reclamação online no app do Procon RJ.
Aplicativo funciona nos sistemas android e IOS; e pode ser baixado gratuitamente aqui.
Postos de atendimento Procon RJ
O Procon RJ conta com unidades atendimento espalhados em pontos estratégicos do estado. Todos os funcionários estão preparados para orientar os consumidores contra práticas que violem os seus direitos e faça valer o que a legislação diz.
Atendimento por cidade
Telefone Procon
Ligue para 151, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19 horas, para DENÚNCIAS ou ORIENTAÇÕES.