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Como acionar o Procon de maneira rápida e fácil

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor aceita e analisa as reclamações dos consumidores e investiga possíveis violações das leis de proteção ao consumidor. Nesta matéria, vamos falar um pouco sobre como acionar o Procon.

Criamos uma lista que vai te ajudar a ter acesso aos serviços do Procon online do seu estado.

Formas de acionar o Procon

Visitar o escritório de atendimento do Procon

Ir diretamente a um escritório é de longe a solução mais antiga. Antigamente não existiam todos os meios de comunicação que temos hoje. Conversar com uma pessoa física real é garantia de segurança para alguns consumidores.

Falar com o Procon Por carta

O envio de carta via Correios para o Procon é uma solução lenta. Ao enviar carta registrada com aviso de recebimento, por exemplo, o consumidor conserva o comprovativo do seu envio.

Porém é importante certificar se o Procon do seu estado ou cidade se tem esta forma de atendimento.

Entre em contato com o Procon por telefone

A maioria dos Procons tem uma central telefônica.

Se o telefonema permite uma resposta direta e personalizada, o número de tentativas e o tempo de espera muitas vezes deixam os consumidores irritados.

Falar com o Procon por e-mail

Com a rápida ascensão da internet e a proliferação de sites, os Órgãos De Defesa Do Consumidor optaram por um meio de comunicação virtual: o formulário online.

O formulário geralmente se encontra na seção “fale conosco”, também chamada de “contato”.

O usuário deve então completar sua solicitação com a maior precisão possível e clicar em “enviar”.

Um funcionário do Procon responsável pelo atendimento responderá o mais rápido possível. A resposta é entregue na caixa postal do requerente.

Atendimento por “chat”

O “chat” é um meio de comunicação pouco difundido, mas que deve se desenvolver nos próximos anos.

Alguns sites já oferecem assistentes virtuais aos usuários da Internet. Estes assistentes foram desenvolvidos de forma a responder às perguntas mais frequentes, outros permitem estabelecer uma comunicação online real com os funcionários.

 Acionar o Procon pelas redes sociais

Redes sociais: uma nova forma elegante de entrar em contato com o atendimento.

É novo e ainda está na bancada de testes. Na verdade, nem todas os órgãos abrem essa possibilidade para acionar o Procon.

Antes de entrar em contato com o atendimento do Procon via mídia social, verifique se a conta está ativa.

Além disso, deve-se notar que as perguntas devem ser para tirar dúvidas, pois não é possível usar as redes sociais para resolver uma reclamação, por exemplo.

Resumindo, todos os meios para acionar o Procon são bons para se comunicar com o departamento de atendimento do Órgão de Defesa do Consumidor.

Basta utilizar o serviço adequado de acordo com a sua solicitação e reclamação.

Antes de acionar o Procon

Antes de enviar uma reclamação ao Procon online, é recomendável que você tente resolver o problema de forma amigável diretamente com a empresa.

Discuta o problema com a empresa que forneceu os bens ou serviços. Seja específico sobre sua solicitação e certifique-se de obter explicações claras sobre como sua solicitação será tratada.

É melhor iniciar esse processo em particular e dar às empresas uma oportunidade de resolver o problema.

Os problemas do consumidor abrangem uma grande variedade de questões. Alguns podem ser resolvidos quase instantaneamente com a empresa, mas independentemente das circunstâncias, você tem o direito de proteger seus interesses e agir se tiver sido tratado injustamente.

Aproveite para anotar e salvar o protocolo de atendimento, pois ele o ajudará no registro da sua reclamação caso necessário no Órgão de Defesa do Consumidor.

Se a empresa não resolver meu problema?

Se empresa não resolveu seu problema, então, é hora de saber como acionar o Procon para que o órgão faça a mediação para obter um posicionamento da empresa e tentar resolver o seu problema o mais rápido possível.

Mas antes de procurar o atendimento do Procon, é importante que você reúna algumas informações relacionadas ao seu incidente, incluindo, por exemplo:

  • Documentos pessoais e de contato
  • Nota fiscal, contrato, termo de garantia
  • cópias de quaisquer termos e condições relevantes para a transação
  • recibos, faturas, comprovantes de pagamento
  • cartas de cancelamento
  • e-mails e/ou correspondências
  • extratos de conta
  • protocolo de atendimento
  • ou toda e qualquer comunicação feita com a empresa/protocolo de atendimento

Estas informações irão ajudar na descrição do seu problema, bem como no entendimento, por parte do funcionário do Procon, e na resolução dele.

A importância das evidências:

O funcionário do Procon provavelmente fará várias perguntas e solicitará informações para entender o problema e solicitará que você apresente todos os documentos relevantes para os fins da investigação – isso pode incluir recibos, contratos, correspondências e outras provas de compra.

Ele também falará com a empresa para fornecer uma oportunidade para a empresa responder às suas alegações.

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Acionar o Procon pela internet  | Imagem Ilustrativa

Como acionar o Procon pela internet

Para te ajudar, criamos uma lista chamada “Como Acionar o Procon”. Nela consta informações que vão te ajudar a acionar as unidades estaduais do Procon.

  • Procon Acre: o órgão conta com atendimento presencial e online pela sua página oficial, telefone para acionar o atendimento é (68) 3223-7000 e e-mail: procon.acre@ac.gov.br
  • Alagoas: aceita reclamações por meio do seu site oficial de Alagoas ou de forma presencial os endereços dos postos de atendimento constam na página oficial do órgão;
  • Amapá: por meio do link “Fale conosco” que consta na página inicial do Amapá, é possível enviar denúncias, tirar dúvidas e registrar reclamações online;
  • Amazonas: as reclamações online no Amazonas podem ser feitas pelo aplicativo WhatsApp | (92) 98842-3030, atendimento presencial ou por formulário online no próprio site do órgão no AM;
  • Bahia: por meio de um formulário online no site da Bahia, o consumidor pode registrar sua reclamação no Procon BA, além de ter atendimento pelo e-mail: denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br e app Procon BA Mobile;
  • Ceará: no estado do Ceará são aceitas denúncias e registro de reclamações através do site do Ceará do Sindec;
  • Distrito Federal: para acionar o Procon DF de forma online, o cidadão pode acessar site oficial do DF. Por meio online também, é possível acompanhar as reclamações feitas presencialmente;
  • Espírito Santo: o Procon Estadual no Espírito Santo disponibiliza o serviço online pela sua página oficial na internet. É preciso preencher um formulário online para ter atendimento. Entre os serviços oferecidos pelo Procon ES está o Não Me Importune, bloqueia ligações indesejadas de telemarketing.

Não encontrou seu estado aqui? Desculpe. Estamos atualizando a lista de como acionar o Procon.

Reclamação feita e agora?

Ao acionar o Procon, você poderá registrar sua reclamação. E o que ocorrerá depois disso?

Os funcionários do órgão irão:

  • analisar o problema para determinar o possível delito da empresa ou prática desleal
  • estabelece um plano de investigação que é necessário para coordenar as evidências (por isso é importante reunir todas as informações relacionadas ao incidente)
  • estabelece canais apropriados de comunicação com todas as partes envolvidas e mantém comunicação aberta durante todo o processo

Considerações sobre como acionar o Procon

Cada reclamação é revisada para ver se uma ofensa ocorreu de fato e se uma investigação é necessária.

O Procon considera vários fatores ao analisar uma reclamação, incluindo, mas não se limitando a:

  • se o problema fere de o Código de Defesa do Consumidor
  • Se existem evidências disponíveis para apoiar a reclamação
  • se uma empresa tem um histórico de reclamações anteriores
  • número de pessoas afetadas
  • vulnerabilidade do consumidor
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