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No blog Procon online você descobre como fazer sua reclamação Procon no site do Consumidor gov br para as principais empresas de SP, RJ, ES, MG, PR, RS, BA, CE. Você registra o problema no sistema do Sindec e a empresa responde sua avaliação. O portal do consumidor é uma conciliação de defesa do consumidor brasileiro

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Documentos Necessários para Fazer Reclamação no Procon

Se tiver com problemas com um produto ou serviço adquirido, você tem o direito de reclamar. O primeiro passo para fazer sua reclamação no órgão de defesa do consumidor é reunir os documentos necessários para a abertura da reclamação.

Sim muitas empresas se esforçam para oferecer um serviço de qualidade, mas muitas vezes fazem coisas que podem nos irritar ou frustrar. Quando isso acontece, podemos apresentar uma reclamação ao Procon contra a empresa, a fim de solucionar nosso problema.

Para agilizar o atendimento, antes de ir ao Procon, é importante que você reúna alguns documentos necessários que facilitarão o processo de abertura da reclamação.

O que você precisa saber:

  • O Que É Uma Reclamação
  • Antes de Fazer Uma Reclamação no Procon
  • Documentos para Abrir Reclamação no Procon
  • Depois de Fazer a Reclamação no Procon
  • Quais São os Direitos do Consumidor

O que é uma reclamação

A reclamação é uma comunicação que o consumidor encaminha ao Procon, órgão competente, quando há um conflito ou desacordo entre ele e a empresa ou prestador de serviço que vendeu o produto ou realizou algum tipo de serviço.

Dessa forma, a reclamação é uma maneira de você conseguir que uma empresa resolva um problema de serviço que você tem com ela.

Na reclamação, o consumidor deve informar seus dados, da empresa, relatar os fatos e solicitar uma solução e/ou compensação.

Qualquer pessoa pode fazer uma reclamação no Procon.

Antes de Fazer Uma Reclamação no Procon

Antes de registrar uma reclamação contra uma empresa no Procon, é aconselhável tentar resolver o problema diretamente com ela.

Assim, se você comprou um produto defeituoso, tente devolvê-lo. Se recebeu um produto errado, veja se estão dispostos a corrigir o pedido ou reembolsá-lo. Se você tiver um problema com o cartão de crédito, ligue para a central de atendimento e peça uma explicação.

Ao fazer isso, vale sempre a pena ser educado, mas firme. Ser rude com a pessoa na empresa não ajudará essa pessoa a entender seu ponto de vista.

Se você tentou fazer isso, mas a empresa ainda assim se recusa a resolver o problema, talvez seja hora de registrar uma reclamação no Procon.

É recomendado que o consumidor reúna os documentos necessários e relacionados ao problema, seja por escrito ou em qualquer suporte, como e-mail ou conversa via WhatsApp.

Documentos necessários para Abrir Reclamação no Procon

Cada órgão tem a sua política de atendimento, portanto, alguns documentos abaixo podem não ser obrigatórios na hora do atendimento, mas ajudarão:

  • Original e Cópia documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista…);
  • Original e Cópia comprovante de endereço
  • Original e Cópia do CPF
  • Procuração (caso outra pessoa for representar o consumidor)
  • Original e Cópia da Nota Fiscal
  • Original e Cópia do Contrato de prestação de serviço (se tiver)
  • Original e Cópia da Fatura (se for caso, por exemplo, de reclamação de cartão de crédito, água, energia elétrica, celular, telefone)
  • Original e Cópia da Ordem de Serviço (se se tratar de conserto)
  • Termo de garantia
  • Orçamento
  • Imprima mensagens de e-mail ou registros de qualquer contato que você teve com o empresa sobre a compra

Ou qualquer outro documento ou comprovante que atesta o vínculo entre o consumidor e a empresa ou prestador de serviço.

documentos necessários para levar ao procon
Documentos Necessários para o Atendimento no Procon. Foto: pixabay.com

Depois de Fazer a Reclamação no Procon

Depois de fazer a sua reclamação no Procon. É hora de aguardar.

Após a apresentação da queixa, o órgão investigará os fatos denunciados e, se necessário, a abertura de um processo sancionatório.

É muito importante buscar seus direitos juntos ao Procon, pois isso ajuda a evitar práticas abusivas e a defender os direitos dos consumidores.

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O site Procononline permite que você encontre informações de contato para o atendimento nos Órgãos de Defesa do Consumidor. Localize rapidamente os números de telefone, e-mail e/ou endereços, e também respostas sobre como fazer sua reclamação online e como resolver conflitos de consumo com as empresas, principalmente, no site do Consumidor.gov.br.

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