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Procon SP | 03 maneiras para registrar sua reclamação

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do estado de São Paulo – mais conhecida como Procon SP, é um órgão que presta serviço gratuito de informação e orientação aos consumidores, bem como faz a intermediação de conflitos que possam surgir entre consumidor e empresa, para tentar chegar a uma solução amigável.

A atuação do órgão é cada vez maior no estado de São Paulo, principalmente, no processo educacional da população em relação aos seus direitos, pois sua proposta é salvaguardar a política de defesa do consumidor.

Ao contrário, que muitos pensam o órgão não tem vínculo direto com o Poder Judiciário, pois sua atuação é apenas no âmbito administrativo, assim não é possível entrar com uma ação judicial no Procon SP.


Site do Procon SP


Hoje com a internet, o consumidor pode através do site www.procon.sp.gov.br tirar dúvidas e saber onde ir para reivindicar os seus direitos.

Na barra lateral, por exemplo, você tem o link “Formas de Atendimento”, esta é a página mais visitada do site, pois através dela o consumidor sabe de forma rápida qual é a melhor maneira para solucionar seu problema e fazer sua reclamação.


Reclamações


O consumidor pode entrar com uma reclamação contra a empresa ou profissional que lhe vendeu um bem ou prestou um serviço e cuja ação a parte considera ter violado seus direitos como consumidor.

Se você pretende receber aconselhamento sobre os seus direitos, o Procon SP dispõe de atendimento presencial, serviço telefónico e atendimento online.

Atendimento Presencial

O atendimento presencial é realizado nos postos de atendimento do Procon por meio dos Postos de Atendimento do Poupatempo, especificamente, na Sé, Santo Amaro e Itaquera.

O cidadão pode efetuar consultas, fazer pesquisas e abrir reclamações.

Caso você tenha interesse pelo atendimento presencial será necessário fazer o seu agendamento online, por meio do aplicativo SP Serviços.

Atendimento por Telefone

O número de atendimento do Procon SP é o 151.

Os interessados podem ligar das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira, exceto domingo.

Deve-se lembrar, aqui, que a ligação não é gratuita. Já os cidadãos com deficiência auditiva e de fala, pode ligar para (11) 3824-2422, pelo aparelho Baudot.

Atendimento online

É possível sim fazer consultas e reclamações de forma online pelo Procon SP, sem a necessidade de sair de casa.

As reclamações online são registradas em até 15 dias a partir da data do recebimento da ação.

De acordo, com a página, o serviço de abertura de reclamações e denúncias online está disponível 24 horas por dia.

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Página de Reclamação Procon SP

Escritórios Municipais de Atendimento ao Consumidor Procon SP


O Procon São Paulo desenvolve o programa de municipalização para que todas as cidades do estado tenham um posto de atendimento a fim de atender da melhor maneira a população local.

Este projeto é desenvolvido em parceria com as prefeituras.

Por meio dos escritórios especializados no atendimento, os consumidores são informados/orientados sobre seus direitos, podem reclamar e consultar outros assuntos relacionados com a proteção dos seus direitos como consumidores, entre outros procedimentos.

Sim os postos de atendimento do Procon SP podem ser nível municipal ou estadual, mas independentemente da sua categoria eles estão prontos para receber reclamações.

Aguarde, pois mais cidades serão adicionadas a lista.


Perguntas frequentes


Ao navegar pelo site do Procon SP. Você encontra outras informações que visam a orientação e tirar possíveis dúvidas da população:


Ouvidoria


Você, ainda, pode fazer sugestões, elogios e críticas aos serviços do Procon de São Paulo. Para isso, existe um canal direto de relacionamento, que é a OUVIDORIA.

O seu maior objetivo é zelar e melhorar os serviços prestados pelo órgão.

Para mais informações e envio de críticas e elogios:

  • Rua Barra Funda, número 930, 4º and. – Sl. 401 – bairro Barra Funda – São Paulo/SP
  • Telefone de contato: 0800 3776266 e e-mail: ouvidoria@procon.sp.gov.br
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