O Procon Campinas está vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos do município. Atualmente, são 07 postos de atendimento espalhados pela cidade, além de unidades móveis que atendem várias localidades.
O objetivo principal do órgão é receber reclamações e resolver conflitos entre consumidores e empresas/prestadores de serviços na cidade.
Entre os serviços prestados pelo órgão na cidade de Campinas estão:
- Recebimento de reclamações e denúncias
- Reclamações e denúncias online
- Auxílio no processo de renegociação de dívidas
- Audiência de conciliação
- Orientação de direitos do consumidor
Antes de fazer sua reclamação no Procon Campinas
Antes de buscar atendimento no Procon Campinas, fale diretamente com a empresa sobre o seu problema.
Seja honesto e fale de maneira calma e assertiva – evite usar um tom zangado, ameaçador ou sarcástico. Descreva seu problema e preocupações de maneira lógica e objetiva.
Se você estiver tendo problemas para fazer com que um representante da empresa ouça suas preocupações, verifique se a empresa tem um número gratuito para reclamações ou peça para falar com um gerente.
Ouça a explicação dada pela empresa; para ter certeza de que você entende a perspectiva deles sobre a sua situação.
www.procon.campinas.sp.gov.br
Se você não conseguir resolver o problema sozinho, pode sim fazer sua reclamação no Procon Campinas. É útil consultar o site do órgão para obter informações relacionadas à natureza de sua reclamação antes de entrar em contato.
Por meio do site www.procon.campinas.sp.gov.br o consumidor pode fazer reclamações e acompanhar o andamento de seu processo.
Para isto, é preciso fazer um pequeno cadastro online. Onde será preciso informar o seu número de CPF, nome completo, informações de contato e endereço.
Além disso, antes de fazer sua reclamação no Procon é importante que você reúna a documentação que comprove aquisição do produto ou serviço, tais como nota fiscal, recibo, e-mail… e/ou que fere o Código de Defesa do Consumidor.
Unidade de atendimento do Procon na cidade de Campinas
Confira o horário e endereço dos postos de atendimento do Procon em Campinas:
- POUPATEMPO CAMPINAS SHOPPING | atendimento mediante agendamento no site www.poupatempo.sp.gov.br
Endereço/atendimento: Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, bairro Jardim do Lago – de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábado das 7h às 13h.
- AGILIZA CAMPINAS – BARÃO GERALDO
Endereço/atendimento: Rua Luiz Vicentin, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
- AGILIZA CAMPINAS – SOUSAS
Endereço/atendimento: Rua Humaitá, 144, bairro Sousas – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
- AGILIZA CAMPINAS – OURO VERDE
Endereço/atendimento: Avenida Ruy Rodrigues, 3900, bairro Parque Universitário, Shopping Spazio Ouro Verde – 1º andar – de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
- AGILIZA CAMPINAS – CAMPO GRANDE
Endereço/atendimento: Rua Manoel Machado Pereira, 902 – ao lado da Praça da Concórdia – de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
- CAMPINAS – NOVA APARECIDA
Endereço/atendimento: Centro Comercial Posto 3 Vias, R. João Carlos do Amaral, 105 – Jd. Aparecida – Piso Superior– Distrito de Nova Aparecida – de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.
- ESPAÇO DO CIDADÃO PAÇO MUNICIPAL (NOVO)
Endereço/atendimento: Avenida Anchieta, 200 – de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
O atendimento nesse posto do Procon Campinas se dará, por meio do agendamento online pelo site: https://cidadao.campinas.sp.gov.br.
Telefone Procon Campinas
Além do atendimento online e presencial, a população tem à disposição o telefone 151, onde pode ser tirado dúvidas e buscar orientação, segunda a sexta, das 08 às 20 horas.
Lembrando que o telefone 151 é exclusivo para a cidade de Campinas para fora da cidade telefone de contato é (19) 3734-2000.