Se você mora na cidade de Caxias do Sul (RS) e está enfrentando algum tipo de problema relacionado aos direitos do consumidor, saiba que pode buscar atendimento no Procon Caxias do Sul.
O órgão é mantido pela Prefeitura da cidade e disponibiliza tanto o atendimento online ou presencial no posto de atendimento de Proteção ao Consumidor (confira o endereço do Procon Caxias do Sul no final desta postagem).
O órgão fornece informações e educação para a população e empresas sobre questões de consumo a fim manter o mercado livre de práticas injustas e enganosas.
Além disso, o processo de intermediação de resolução de reclamações que inclui notificar as empresas sobre reclamações e facilitar a comunicação entre o consumidor e a empresa para ajudar na resolução do problema.
Reclamação online pelo Consumidor.gov.br
Uma alternativa para fazer valer os seus direitos de consumidor é por meio do site Consumidor.gov.br.
Através do site, você tem a facilidade de fazer reclamações pela internet sem sair de casa.
Contudo, a empresa reclamada deverá ser participante do Consumidor.gov.br. No próprio site, você pode verificar a lista completa das empresas participantes.
Feita sua reclamação, a empresa receberá uma notificação e terá até 10 dias para analisar e responder sua queixa.
Como fazer minha reclamação pela internet
Confira o passo a passo para fazer sua reclamação online:
- Passo: Acesse o site www.consumidor.gov.br e faça seu cadastro
- Passo: verifique se empresa que deseja fazer a reclamação já está cadastrada no site
- Passo: se positivo, registre sua reclamação
![site de cadastro do site consumidor](https://www.procononline.com.br/wp-content/uploads/2021/11/cadastro-no-consumidor.org_.br_.webp)
![site de cadastro do site consumidor](https://www.procononline.com.br/wp-content/uploads/2021/11/cadastro-no-consumidor.org_.br_.webp)
Como dito, a empresa tem até 10 dias para responder a sua reclamação.
Se você for utilizar o celular, será preciso baixar o aplicativo do Consumidor.gov.br.
Caso não consiga resolver o seu problema por este canal. A nossa dica é buscar atendimento no Procon Caxias do Sul ou na Justiça Especial, dependendo do seu caso.
Confira o atendimento online do Procon Rio Grande do Sul.
Atendimento Procon Caxias do Sul
O Procon Caxias do Sul conta também com o atendimento ao público para denúncias, reclamações e orientações. É importante destacar que o agendamento e atendimento não ocorrem no mesmo dia.
Anote aí o horário de atendimento: de segunda à sexta, das 10:00 às 15:00.
![atendimento presencial procon caxias do sul](https://www.procononline.com.br/wp-content/uploads/2021/11/atendimento-procon-caxias-do-sul.webp)
![atendimento presencial procon caxias do sul](https://www.procononline.com.br/wp-content/uploads/2021/11/atendimento-procon-caxias-do-sul.webp)
Documentos Necessários
Antes de buscar atendimento é aconselhável que você reúna documentos relacionados ao seu problema, tais como:
- Xerox da Carteira de Identidade e CPF
- Cópia da documentação que comprove a relação de consumo, tais como nota fiscal, contrato, fatura, carnê, termo de garantia…
- Dados da empresa ou prestador de serviço: endereço e telefone de contato
Endereço Procon Caxias do Sul
O Procon Caxias do Sul fica na Rua Visconde de Pelotas, número 449, centro.
Antes de buscar atendimento, você pode tirar suas dúvidas pelo:
- Telefone 151
- E-mail: proconcaxias@caxias.rs.gov.br
- Whatsapp: (54) 99929-8190 (somente para o envio de mensagens de whatsapp)
- https://caxias.rs.gov.br/procon
Atenção usuário: as informações descritas acima podem estar desatualizadas. Portanto, antes de buscar atendimento consulte diretamente o órgão de defesa do consumidor municipal.