O cidadão da cidade de Maringá (estado do Paraná) que enfrenta algum tipo de problema relacionado aos direitos do consumidor pode recorrer ao Procon da cidade a fim de resolver a sua questão.
No caso, o consumidor fará uma denúncia ou uma reclamação junto ao Procon Maringá relatando o conflito ou desacordo entre ele e a empresa ou prestador de serviço que vendeu o produto ou prestou serviço, destacando os fatos e solicitando uma solução e/ou compensação.
Todo consumidor tem o direito de obter produtos e serviços com qualidade e adequados às suas necessidades, bem como informações verdadeiras na hora da compra.
Site Procon Maringá
Para agilizar e melhorar o processo de atendimento a Prefeitura de Maringá disponibiliza a página www.maringa.pr.gov.br/procon, onde é possível encontrar informações e serviços oferecidos pelo órgão.
Por meio do site, o cidadão pode tirar dúvidas e saber, por exemplo, quais documentos devem ser levados no dia do atendimento presencial.
Entre os serviços oferecidos estão:
- Bloqueio de ligação de telemarketing
- Formulário de procuração
- Consulta de situação de processo
- Lista das empresas com reclamações no órgão
- Lista de sites que devem ser evitados
Atendimento Presencial Procon Maringá
O atendimento presencial é feito por ordem de chegada mediante a distribuição de senhas.
Todos os cidadãos que buscam atendimento no Procon Maringá passam por uma triagem para definir quais casos envolvem de fato o direito do consumidor.
Pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, gestantes, entre outros, têm atendimento prioritário.
Para apresentar uma queixa junto ao Procon Maringá é importante que você reúna o maior número de dados referentes a compra ou serviço contratado, tais como recibo, e-mail, comprovante de pagamento ou de deposito…
Bem como a seguinte documentação:
- Documento de identidade
- Comprovante de residência recente
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:30.
Outros Tipos Atendimentos
Você ainda tem a opção de atendimento:
- Por Telefone: 151 ou 1512 (esclarecimento de dúvida)
- Atendimento por e-mail pelo formulário FALE CONSOCO: procon@maringa.pr.gov.br (esclarecimento de dúvidas)
Endereço Procon Maringá
O Procon Maringá fica na Avenida Cerro Azul, número 233 – Zona 2.
Telefone de contato: (44) 3293-8150 e e-mail: procon@maringa.pr.gov.br.
Anualmente, são realizados mais de 23 mil atendimentos no Procon.
Qualquer pessoa pode buscar e fazer uma reclamação no Procon. O atendimento é gratuito.
Principais Direitos
O Procon lembra que, como consumidor, você tem o direito de:
Ser informado: quanto mais você souber sobre o produto ou serviço, melhor será sua opção de compra e poderá dar a ele um uso ou consumo adequado.
Seja ouvido: não só no momento da reclamação. Quaisquer perguntas, comentários ou contribuições que você fizer devem ser bem recebidos pela empresa que tem você como cliente.
Escolher: quanto maior o número de opções, melhor será a sua escolha. Não se apresse e avalie a variedade de bens e serviços que são oferecidos para escolher o mais adequado às suas necessidades e possibilidades.
Receber tratamento justo: toda empresa deve fornecer tratamento justo. Lembre-se que nenhum consumidor pode ser discriminado por causa de sua origem, raça, sexo, idioma, crenças religiosas, opinião, condição econômica ou qualquer outro tipo.