Como fazer reclamação na Anatel pela internet, telefone e app

Quer saber como fazer reclamação na Anatel? Fica aqui, pois vamos falar como você deve proceder para ter sua solicitação atendida.

Você que foi afetado por abusos de empresas de telecomunicações, saiba que a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – oferece a chance de registrar seu problema.

Existem 03 formas para você registrar uma reclamação na Anatel: telefone, internet e pelo aplicativo “Anatel Consumidor”.

Quando você registra uma reclamação, a operadora/empresa tem até dez dias para entrar em contato com você na tentativa de resolver seu problema.

Como funciona a reclamação na Anatel?

Importante destacar que antes de abrir uma reclamação na Anatel é preciso tentar resolver o problema diretamente com a empresa contratada, por meio da Central de Atendimento ao Consumidor – SAC, pois a Anatel apenas intermediará sua solicitação junto a sua operadora.

Ao entrar em contato com a sua operadora, seja claro sobre seu problema, fornecendo detalhes suficientes.

Registre a data e a hora da sua reclamação e peça o protocolo de atendimento. Anote também o nome da pessoa que te atendeu.

Resumindo: abra uma reclamação na Anatel só depois de ter entrado em contato com a sua operadora e a mesma não tenha resolvido o seu problema.

Anote e guarde todos os protocolos de atendimento, pois eles serão importantes caso precise recorrer a Anatel.

Como fazer reclamação na Anatel

Agora caso sua operadora não responda a sua solicitação de forma adequada e/ou nem resolva o seu problema, você poderá abrir uma reclamação na Anatel.

Você pode registar a sua reclamação através dos seguintes canais de atendimento:

  1. Internet: serviço FOCUS – Suporte do Atendimento aos Usuários
  2. Pelo telefone 1331 e/ou 133 (ligação gratuita)
  3. Pelo aplicativo “Anatel Consumidor”
  4. Ou pessoalmente, nas Salas do Cidadão

Após a abertura da sua solicitação. Anote e guarde o número do seu atendimento, pois ele será necessário para acompanhar o andamento da sua reclamação na Anatel.

Você pode acompanhar o andamento da sua reclamação pela internet, aplicativo ou ligando para o 1331. Para isso, tenha em mãos o protocolo de atendimento.

como fazer reclamação na anatel pela internet
Saiba como fazer reclamação na Anatel

Reclamação Anatel pelo telefone

A primeira opção de reclamação é pelo telefone 1331.

A ligação é gratuita e o horário de funcionamento é de 08 horas da manhã às 08 horas da noite.

Pessoas com deficiência auditiva podem solicitar uma videochamada para central da Anatel através do número 1332.

Nesta opção, basta dizer ao atendente que deseja registrar uma reclamação informar o número de protocolo do atendimento na sua operadora.

Reclamação pelo Aplicativo Anatel Consumidor

Uma maneira fácil e rápida para abrir e acompanhar uma reclamação na Anatel é através do aplicativo “Anatel Consumidor”.

Além de fazer uma reclamação na Anatel, o consumidor pode ainda buscar informações e tirar dúvidas sobre direitos do consumidor.

A Anatel disponibiliza o aplicativo nos sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone.

O aplicativo é gratuito e para ter acesso ao serviço, o basta fazer um pequeno cadastro.

app para fazer reclamação na anatel
Tela aplicativo Anatel Consumidor

Portanto, para registrar sua reclamação na Anatel pelo aplicativo, você deve:

  • Fazer o download do aplicativo em seu aparelho
  • Clicar em registrar Solicitação (reclamação)
  • Preencher o formulário com os dados solicitados

Links para baixar o aplicativo “Anatel Consumidor”:

Android: https://goo.gl/YMBdQS
iOS: https://goo.gl/d5RYtF
Windows Phone: http://goo.gl/SwMFEk

Como fazer Reclamação na Anatel pela internet

A maneira mais recomenda para fazer reclamação é através do site da Anatel por lá você consegue registrar sua reclamação de uma forma mais rápida e prática sem ter que baixar um aplicativo ou também conversar com atendente.

Então vamos lá, o primeiro passo é acessar o site o www.anatel.gov.br, vai em reclamar e clique em registrar uma reclamação.

Será preciso criar um cadastro na Anatel, após cadastrar e fazer o login clique em registrar solicitação na tela seguinte.

Para encurtar o processo de cadastro, faça o seguinte caminho:

  1. Acessar a página do Focus – Suporte de Atendimento aos Usuários
  2. Faça seu cadastro online. Caso já tenha cadastro no site da Anatel, basta acessar o sistema com o seu CPF e senha
  3. Registre a sua solicitação
  4. Imprima ou anote o número do protocolo de atendimento gerado pela Anatel

Feito seu cadastro, vá em registrar reclamação escolha sua operadora se ela não estiver disponível clique em outros, selecione o serviço e o assunto ou tipo de reclamação que deseja fazer e clique em continuar.

Em seguida, escreva seu problema lembrando de informar aquele número de protocolo que a operadora te passou. Digite o estado e a cidade onde o problema ocorreu e pronto.

Ao finalizar sua solicitação de reclamação na Anatel, a operadora terá até 10 dias corridos para te dar um retorno.

Atendimento da Presencial

Para quem mora nas capitais brasileiras e no Distrito Federal pode abrir uma reclamação nas Salas do Cidadão.

Neste caso, você deve:

  1. Ir pessoalmente no posto de atendimento da Anatel mais próxima
  2. Informar o protocolo da reclamação junto a sua operadora
  3. Anotar o número de atendimento da Anatel

As Salas do Cidadão, normalmente, funcionam das 08h às 18h, mas antes de buscar atendimento presencial na Anatel verifique o horário de funcionamento em estado, pois o horário pode variar de estado para estado.

O Que Fazer Após a Reclamação da Anatel

Primeiramente, você deve aguardar, pois a operadora tem o prazo de até 10 dias para responder ou resolver a sua solicitação.

Se após este período, a operadora não responder sua reclamação. Será preciso entrar em contato novamente com a Anatel para informa-la sobre a sua situação.

Caso a operadora tenha respondido a sua solicitação, porém a resposta recebida não tenha sido satisfatória, você tem até 15 dias a partir da resposta para entrar em contato com Anatel para reabrir a sua reclamação.

Veja como entrar em contato com a central de atendimento ao cliente da TIM.

Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulariza todo serviço de internet, banda larga, TV por assinatura, telefonia móvel e Fixa aqui no Brasil.

Ela é um órgão oficial do governo para te ajudar com os direitos do consumidor.

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