Procon Online | Portal do Consumidor gov br| Reclame Já

No blog Procon online você descobre como fazer sua reclamação Procon no site do Consumidor gov br para as principais empresas de SP, RJ, ES, MG, PR, RS, BA, CE. Você registra o problema no sistema do Sindec e a empresa responde sua avaliação. O portal do consumidor é uma conciliação de defesa do consumidor brasileiro

Você está em: Home / Dicas ao Consumidor / Fraude com Cartão de Crédito: o que fazer?

Fraude com Cartão de Crédito: o que fazer?

Usando várias artimanhas, criminosos estão cada dia mais aperfeiçoando os tipos de fraudes com cartão de crédito, infelizmente, a maioria dos casos não são denunciados à polícia, justiça ou ao Procon, pois a maioria das vítimas tenta resolver o problema diretamente com as instituições financeiras, pedindo o cancelamento do débito.

Para realizar o golpe, os falsários usam cartão de credito clonado ou o número do cartão da vítima com o código de segurança, assim como documentos e contatos telefônicos.

Há casos também de fraude com cartão, em que os criminosos usam a lábia para convencer a vítima a passar a senha. Este exemplo é bastante recorrente com os idosos.

Com os dados em mãos, os criminosos fazem compras pela internet, lojas físicas e até fazem empréstimos no nome da vítima.

Metade dos Brasileiros já Caiu em Algum Tipo de Golpe

segurança para não cair em fraude cartão de crédito

Não é difícil encontrar amigos e conhecidos que já caíram em algum tipo de fraude com cartão de crédito, clonado ou compra não realizadas.

O Brasil ocupa a segunda colocação entre os países que mais sofrem fraudes com cartões de crédito, débito e pré-pago, atrás apenas do México.

Os brasileiros apresentaram o maior percentual de “comportamento de risco”: 11% disseram que respondem a e-mails ou telefonemas pedindo dados bancários. No Canadá, apenas 5% dos entrevistados apresentam esse comportamento e 8% nos Estados Unidos.

No Brasil, 15% dos entrevistados também afirmaram anotar e levar na carteira a senha do cartão.

Procon Minas Gerais

O que Fazer Quando Você Descobre a Fraude

Para que a vítima não descubra facilmente o golpe, normalmente, os criminosos fazem compras com valores baixos, entre R$ 100,00 e R$ 150,00.

E, ainda, para não chamarem a atenção, as compras são parceladas em várias prestações.

Caso você caia em fraude com o seu cartão de crédito. Você pode procurar o banco e/ou a operadora do seu cartão ou fazer uma reclamação no Procon.

No caso do Procon, o órgão entra em contato com a instituição financeira, solicita esclarecimento, demonstrando que o consumidor não fez a compra.

Após o contato/denúncia da fraude. É feita a apuração dos fatos e, na maioria dos casos, é verificado que houve erro e a restituição é feita ao consumidor.

Como Acontece as Fraudes com Cartão de Crédito

Existem diversas formas em que os criminosos conseguem os dados do cartão:

  • Ligam para a pessoa se passando por funcionário da operadora do cartão ou do banco, pedindo dados, entre os quais, a senha.
  • Capturam os dados por meio de e-mails com vírus ou com um link para uma página falsa na internet, contendo um cadastro.
  • Roubos de dados em sites de compras não confiáveis
  • Maquinas de cartão de crédito clonadas, apelidadas de chupa-cabras

mulher nervosa por comprar pela internet

Dicas de Como se proteger

  • Atenção às faturas: é importante ficar atento todos os meses às faturas e aos valores cobrados
  • O ideal é que pelo menos uma vez por semana consultar a conta corrente
  • Analisar contas e usar serviço que envia mensagens para o celular avisando toda vez que uma compra é feita com o seu cartão
  • Fazer compras apenas em sites confiáveis (lista de sites reprovados pelo Procon), assim como em dispositivos eletrônicos e redes wifi seguros
  • Sempre que possível, dar preferência a compras em lojas físicas ou por boletos bancários
  • Não passar suas senhas ou emprestar para ninguém o cartão de crédito
  • Não guardar juntos cartão, senha e o código de segurança
  • Ao fazer compras exigir que o cartão de credito seja passado na sua frente
  • Informar a operadora de cartão de crédito sempre que houve mudança de endereço. Infelizmente, muita gente muda de endereço e não atualizar os dados. Com isso, um novo cartão e documentos chegam ao endereço antigo e podem cair nas mãos de bandidos

Sobre nós

O site Procononline permite que você encontre informações de contato para o atendimento nos Órgãos de Defesa do Consumidor. Localize rapidamente os números de telefone, e-mail e/ou endereços, e também respostas sobre como fazer sua reclamação online e como resolver conflitos de consumo com as empresas, principalmente, no site do Consumidor.gov.br.

  • Sobre
  • Política de Privacidade
  • Mapa do Site
  • Blog
  • Site do Procon Por Estado
  • AC
  • AL
  • ES
  • MG
  • RJ
  • SP
  • Código de Defesa do Consumidor em Pdf | Completo
  • Defesa do Consumidor
  • Dicas ao Consumidor
  • Reclama Aqui