Procon Feira de Santana: faça sua reclamação em 04 etapas

Se você é morador da cidade de Freira de Santana e está com problema de direito do consumidor. Saiba que pode fazer sua reclamação no Procon Feira de Santana.

O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana concentra suas ações em defender a população diante de empresas que ferem o Código de Defesa do Consumidor.

A atuação do Procon Feira de Santa é bem ampla, sendo que alguns serviços podem ser acessados pela internet.

1ª etapa: tente resolver o problema de forma amigavel

Antes de buscar atendimento no Procon o ideal é que você entre em contato com a empresa a ser reclamada a fim de resolver o problema de forma amigável através do diálogo.

Muitas empresas estão dispostas a resolver os problemas de seus clientes sem a necessidade de acionar os órgãos de defesa do consumidor e nem a justiça.

Portanto, caso ainda não tenha entrado em contato com a empresa. Este primeiro contato pode ser feito por telefone e/ou e-mail.

Não esqueça de solicitar o protocolo de atendimento, pois, caso seu problema não seja resolvido, o registro será útil quando for abrir sua reclamação no Procon Feira de Santana.

Não resolvido seu problema diretamente com a empresa, você agora poderá buscar o atendimento do Procon para fazer valer os seus direitos de consumidor.

Antes de entrar em contato a empresa ser reclamada, lembre-se:

  1. Pratique. Explique o problema para si mesmo algumas vezes antes de entrar em contato com o provedor de serviços, empresa ou comerciante.
  2. Seja educado, pois assim você pode obter resultados melhores e talvez mais rápidos.
  3. Seja honesto. Exagerar e/ou fantasiar sua reclamação não o ajudará a obter um serviço melhor.
  4. Fique calmo. Não recorra à raiva ou ameaças.

Ao ligar ou visitar a empresa a ser reclamada, lembre-se de:

  • Perguntar se a empresa tem um departamento de atendimento ao cliente
  • Anote o nome e cargo do funcionário com quem você está lidando.

2ª etapa: preparar

Uma boa preparação irá ajudá-lo a apresentar sua reclamação ao Procon Feira de Santana de forma clara, concisa e factual.

Mantenha as informações da reclamação em um arquivo e guarde-as em um local seguro. Essas informações irão te ajudar a explicar com precisão seu problema na hora do atendimento.

Tenha uma pasta ou arquivo em seu computador para guardar estas informações. Este arquivo pode incluir:

  • nota fiscal;
  • contratos;
  • cartas, e-mails, mensagens de texto ou outras correspondências trocadas com a empresa;
  • informações de reparo e/ou serviço;
  • cheques cancelados;
  • outras informações que considere relevantes.

Dica: Ao apresentar documentos, nunca entregue os originais. Faça uma cópia se necessário.

3ª etapa: documentação necessária para registrar sua reclamação no Procon Feira de Santana

A documentação necessária que você precisará para registrar sua reclamação:

  • Documentos pessoais: cópia da Carteira de Identidade e do CPF
  • Cópia do documento que comprove a compra do produto ou a contratação do serviço (nota fiscal, por exemplo)
  • Cópia de Comprovante de Residência

Faça uma breve descrição da sua reclamação, pois isso ajudará na hora do seu atendimento. Anexe todos os documentos que você possui que possam apoiar sua reclamação.

Além disso, você deverá fornecer informações referentes a empresa ou profissional a ser reclamado, sem estes dados talvez não seja possível redirecionar sua reclamação.

4ª etapa: Atendimento Procon Feira de Santana

O Procon Feira de Santana oferece aos consumidores alguns serviços pela internet, por meio do Procon Cidadão.

Clique no link a seguir para ter acesso a página. Caso não tenha cadastro, será preciso fazer um.

procon feira de santana
Cadastro online Procon Feira de Santana

Presencial

De acordo com o site, antes de se dirigir a uma unidade de atendimento será preciso agendar um horário para ser atendido presencialmente.

Endereço Procon Feira de Santana

Rua Castro Alves, número 635 – bairro Centro, Feira de Santana – BA, 44001-649

WhatsApp

Na escrita desta matéria não localizamos um número de WhatsApp de atendimento do Procon de Feira de Santana.

Telefone

151 – ligação gratuita

(75) 3603-2800

Aplicativo

O Procon Feira de Santa tem aplicativo que o consumidor poderá:

* Fazer denúncias;

* Agendar horário de atendimento presencial;

* Acompanhar andamento de denúncias e atendimentos;

Baixe seu app aqui.

Redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/proconfeira/

Apoio ao Consumidor
Bom Saber
Como funciona o Mercado Pago

Mediação Procon

Em sua reclamação, o Procon municipal de Feira de Santana atua como mediador do consumidor.

A mediação é um método amigável de resolução de conflitos, acessível a qualquer pessoa que tenha um problema com uma empresa ou prestador de serviço.

O objetivo da mediação é possibilitar a solução amigável de problemas. Mais especificamente, estabelecer um diálogo entre consumidor e empresa para que juntos encontrem uma solução para a reclamação.

O serviço de mediação é gratuito.

Sim. Em alguns casos, se o problema não for resolvido no Procon, é possível recorrer à justiça, como por exemplo, o Juizado de Pequenas Causas.

Juizado Pequenas Causas

Se você não conseguir resolver sua reclamação no Procon, poderá acionar a justiça.

A ação legal deve ser seu último recurso.

Se você falhar em todas as suas tentativas, uma ação judicial pode permitir que você resolva seu problema.

O Tribunal de Pequenas Causas é uma forma relativamente simples e menos dispendiosa de resolver disputas do que muitos processos judiciais.

  • O valor máximo da reclamação varia. Informe-se sobre o limite de valor.
  • Você não é obrigado a ser representado por um advogado no Juizado de Pequenas Causas.
  • Os tribunais de pequenas causas permitem que cada parte conte sua história e não esperam que os consumidores conheçam todas as formalidades legais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima