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Saiba como registrar uma reclamação contra uma empresa no Procon Chapecó. Seja para comprar um eletrodoméstico, ingressar em uma academia, comprar online ou reformar sua casa, você provavelmente está coberto pela lei de proteção ao consumidor.

O Procon é o órgão responsável por verificar se as empresas cumprem o Código de Defesa do Consumidor na cidade de Chapecó.

Ele concentra suas ações em prol da população diante de empresas ou prestadores de serviço que ferem o Código.

Tipos de reclamações que o Procon Chapecó pode ajudá-lo

Você pode registrar uma reclamação no escritório do Procon Chapecó se achar que seus direitos foram violados.

Aqui estão alguns dos tipos de reclamações recorrentes nos órgãos de defesa do consumidor:

  • Telefonia Celular
  • Banco comercial
  • Energia Elétrica
  • Cartão de Crédito
  • Financeira
  • Telefonia Fixa
  • Água/Esgoto
  • Internet (Serviços e Produtos)
  • Aparelho Celular
  • Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos)
  • TV por Assinatura
procon chapecó Santa catarina
Procon Chapecó. Foto Ilustrativa.

Como fazer uma reclamação

Aqui estão as etapas que você pode seguir para registrar sua reclamação no Procon Chapecó:

1ª Passo: entre em contato com a empresa de forma amigável

Antes de buscar atendimento no Procon Chapecó é aconselhável que você entre em contato com a empresa a ser reclamada para resolver seu problema através do diálogo.

Isto é importante, porque muitas empresas estão dispostas a resolver problemas de seus clientes sem a necessidade de acionar o Procon ou a justiça.

Caso ainda não tenha buscado atendimento, o primeiro contato pode ser feito por telefone e/ou e-mail.

No dia, solicite o protocolo de atendimento, pois, caso seu problema não seja resolvido, ele será útil para quando for abrir sua reclamação.

Não resolvido seu problema, você poderá buscar o atendimento no Procon Chapecó para fazer valer os seus direitos de consumidor.

2ª Passo: elabore sua reclamação

Uma descrição clara da sua reclamação ajudará a apresentar seu problema no dia do atendimento no Procon Chapecó.

Junte todas as informações relacionadas ao seu problema. Estes dados ajudarão no entendimento do seu problema na hora do atendimento.

Tenha uma pasta para guardar estas informações. Estas informações podem ser:

  • nota fiscal;
  • contratos;
  • cartas, e-mails, mensagens de texto ou outras correspondências trocadas com a empresa;
  • informações de reparo e/ou serviço;
  • cheques cancelados;
  • outras informações que considere relevantes.

Dica: Ao apresentar documentos, nunca entregue os originais. Faça uma cópia se necessário.

3ª Passo: documentação para registrar sua reclamação

A documentação básica que você precisa para fazer reclamação é:

  • Documentos pessoais com foto
  • Documento que comprove a compra do produto ou a contratação do serviço (nota fiscal, transferência bancária, recibo)
  • Comprovante de Residência

Além disso, você deverá fornecer informações referentes a empresa ou prestador de serviço (endereço, razão social…), pois sem estas informações talvez não seja possível redirecionar sua reclamação.

4ª Passo: hora de fazer sua reclamação

Você tem duas opções de atendimento: presencial e online.

Atendimento presencial

Endereço Procon Chapecó

O Procon em Chapecó fica na Rua Clevelândia, 727-E | Bairro: Centro – Ala Sul da Arena Condá | Santa Catarina | CEP: 89.801-561

Importante: antes de buscar atendimento presencial ligue para órgão para se informar melhor sobre o horário de funcionamento.

Telefone Procon de Niterói

151 – ligação gratuita

Telefone: (49) 3319-1100 e/ou (49) 3319-1102

Atendimento online

Agora é possível registrar sua reclamação pela internet pelo site https://chapeco.prefeituras.net.

Para isso, será preciso fazer um pequeno cadastro no site da Prefeitura de Chapecó.

Além de fazer sua reclamação, você também pode acompanhar pelo site o andamento do processo. Tudo isso pelo computador ou no celular.

E-mail para o Atendimento

Na página oficial do Procon Chapecó no Facebook, encontramos referência ao e-mail para atendimento ao consumidor.

procon@chapeco.sc.gov.br

Você pode então copiar o endereço e escrever da sua caixa de correio.

telefone de atendimento procon chapecó
Cadastro para Atendimento Online.

Redes Sociais

Facebook Procon Chapecó

WhatsApp

Na escrita desta matéria não localizamos um número oficial de WhatsApp para atendimento do Procon Niterói.

Reclamação online

Uma outra alternativa para registrar sua reclamação pela internet é pelo site do Consumidor.gov.br do governo federal, que funciona como um Procon Online.

Para isso, basta seguir o passo a passo:

01 Etapa:

Acesse o site www.consumidor.gov.br e digite no campo correspondente o “nome da empresa a ser reclamada”.

Atenção: é preciso que o nome da empresa apareça na lista das empresas participantes, caso contrário não será possível fazer sua reclamação pela internet nesse site.

02 Etapa:

Caso ela seja uma empresa participantes, você encontrará as informações relativas ao seu perfil no site do Consumidor.

Em seguida, clique na opção Registrar Reclamação, que se encontra no menu superior.

03 Etapa:

Preencha corretamente o formulário de reclamação.

Indique se você já buscou atendimento no SAC da empresa para solucionar seu problema.

Se a resposta for sim, informe o protocolo de atendimento passado pela empresa, caso possua.

04 Etapa:

Agora informe como você adquiriu o produto ou contratou o serviço a ser reclamado.

05 Etapa:

Selecione o assunto relacionado ao seu problema.

E, por fim, indique qual é o tipo da sua reclamação de acordo com as opções disponíveis no formulário.

Dependendo do assunto selecionado, você poderá acrescentar mais informações a sua reclamação que possam auxiliar na resolução do seu problema.

06 Etapa:

Descreva em detalhe sua reclamação.

07 Etapa:

Indique o que você espera que a empresa faça para solucionar seu problema.

E, por fim, caso queira poderá acrescentar anexos a sua reclamação.

Após o envio da sua reclamação, a empresa terá um prazo de até 10 dias para enviar uma resposta.

Mediação Procon Chapecó

A mediação é um método amigável de resolução de conflitos, acessível a qualquer pessoa que tenha um problema com uma empresa ou prestador de serviço.

O objetivo da mediação é possibilitar a solução amigável de problemas.

Lembrando que o serviço de mediação prestado pelo Procon em Santa Catarina é gratuito.

Em alguns casos, se o problema não for resolvido pela mediação do Procon Chapecó, é recomendado que você procure à justiça, como por exemplo, o Juizado de Pequenas Causas.

Juizado Pequenas Causas

Como dito, anteriormente, se você não resolver seu problema no Procon, poderá acionar a justiça.

A ação na justiça deve ser seu último recurso. Uma ação judicial pode permitir que você resolva seu problema.

Endereço Juizado Pequenas Causas Niterói

Efapi, Chapecó – SC

O Tribunal de Pequenas Causas é uma forma relativamente simples e menos dispendiosa de resolver disputas do que muitos processos judiciais.

  • O valor máximo da reclamação varia. Informe-se sobre o limite de valor.
  • Você não é obrigado a ser representado por um advogado no Juizado de Pequenas Causas.
  • Os tribunais de pequenas causas permitem que cada parte conte sua história e não esperam que os consumidores conheçam todas as formalidades legais.

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