Guia de como solicitar reembolso AliExpress

Existem muitos motivos para solicitar um reembolso no AliExpress, desde a não entrega do produto dentro do prazo até o recebimento de um item danificado, defeituoso ou que não corresponde às descrições fornecidas pelo vendedor no ato da compra.    

Além disso, problemas com a qualidade, atrasos, ou mesmo a mudança de decisão do comprador podem ser razões válidas para buscar o reembolso.

É importante estar ciente existem termos e condições estabelecidos AliExpress para solicitar o reembolso no AliExpress.

Fizemos este guia de obter o reembolso do AliExpress, pois recentemente recebemos uma mensagem Renaldo dizendo:

“Não recebi o reembolso do pacote”.

Índice sobre Reembolso AliExpress

Como pedir reembolso AliExpress

Se você se enquadra em algum dos casos citados acima, tem grande chance de conseguir seu dinheiro de volta, pois o AliExpress possui uma política de proteção ao comprador.

Para iniciar um procedimento de reembolso na plataforma, existem alguns avisos importantes aos quais você deve prestar mais atenção. 

Dessa forma, antes de iniciar sua solicitação leia atentamente as políticas do AliExpress.

Como funciona a política de reembolso do AliExpress

Compreender a Política de Reembolso do AliExpress é a melhor maneira de recuperar totalmente o seu dinheiro.

A empresa incentiva os clientes a entrar em contato primeiro com o vendedor sobre os problemas. 

Se você não conseguir chegar a um acordo com o vendedor, poderá obter seu reembolso nestes casos:

  • O pedido ainda não foi enviado e você decide cancelá-lo
  • O produto não é como a descrição
  • Seu pedido chega mais tarde ou nem chega
  • Você foi enganado

Quando seu pedido ainda não foi entregue, você pode cancelar o pedido e obter um reembolso no AliExpress. 

Geralmente, leva de 5 a 7 dias para cancelar o pedido. Não demore muito, pois alguns fornecedores tendem a adicionar imediatamente um número de rastreamento ao pedido.

Prazo para solicitação de reembolso no AliExpress

Se você já recebeu a sua compra, poderá abrir a disputa de reembolso no prazo de 15 dias após a entrega ou no prazo de entrega do pacote (60 dias no máximo – vide a política de reembolso para verificar possíveis alterações nos períodos).

Sua reclamação será investigada diretamente para a proteção do comprador. Você deve recuperar seu dinheiro dos vendedores dentro de 15 a 30 dias úteis após a disputa.

O processo de reembolso pode demorar um pouco mais do que o normal durante os períodos comemorativos, como o Natal.

disputa para pedir reembolso aliexpress
Aguardando entrega AliExpress

Custo de envio de devolução

Existem duas maneiras de devolver uma compra ao AliExpress: devolução com taxa incluída e devolução gratuita.

  • Devolução gratuita: os compradores não são responsáveis ​​por quaisquer custos de envio associados a devoluções gratuitas. Para solicitar o reembolso, basta entrar na sua conta do AliExpress, visitar a página do pedido e fazer a solicitação. Depois é só aguardar a devolução do seu dinheiro.
  • Taxa incluída: você deve pagar o custo de envio do pacote com segurança de volta ao vendedor. Você deve entrar em contato com os vendedores primeiro se quiser devolver a mercadoria. A solução dependerá do vendedor e da situação do produto.

Às vezes, o custo pode ser superior ao valor do pacote.

Tipos de reembolso AliExpress disponíveis

Sobre os tipos de reembolso disponíveis agora, você receberá o reembolso através do mesmo método de pagamento utilizado. 

A forma mais popular de pagar no AliExpress é com cartão de crédito ou débito. Você receberá o dinheiro como outra movimentação em seu cartão, mas ele estará marcado com um sinal positivo indicando um reembolso.

Etapas para solicitar um reembolso no AliExpress

Aqui estão 4 etapas para solicitar um reembolso no AliExpress que você pode seguir facilmente.

Etapa 1: entre em contato com o fornecedor

O primeiro passo é entrar em contato diretamente com o fornecedor e explicar o problema. 

Faça um vídeo da descompactação. Antes de abrir o item, tire uma foto do código de rastreamento. 

Para demonstrar os problemas, tire fotos e capturas de tela. Eles poderiam fornecer um reembolso ou uma solução para o problema. 

Vá para a etapa dois se o fornecedor estiver inacessível.

Etapa 2: abrir uma disputa

Você pode abrir uma disputa no AliExpress visitando “Meus pedidos” e encontrando o pedido. 

Clique em “Abrir disputa” e adicione detalhes sobre o problema. 

Você também pode fazer upload de evidências relacionadas com o fornecedor, como capturas de tela ou mensagens.

Etapa 3: aguarde a resposta

O AliExpress analisará a disputa e entrará em contato com o fornecedor para resolver o problema. 

Pode ser necessário fornecer informações ou evidências adicionais durante este processo. 

O vendedor deve responder em cinco dias. Você pode acompanhar o resultado na página da disputa e através do seu e-mail.

Etapa 4: receber reembolso AliExpress

Se a disputa for resolvida a seu favor, você receberá um reembolso do AliExpress, porém levará alguns dias para processar e transferir seu dinheiro de volta. 

Em alguns casos, serão cobradas taxas devido às regras do banco.

Etapas para entrar em contato com um vendedor no AliExpress para pedir reembolso

Existem 4 etapas a seguir para entrar em contato com um vendedor no AliExpress

Passo 1: Faça login em sua conta no AliExpress

Para fazer login e usar o AliExpress, você pode usar um computador, telefone ou tablet. Digite sua conta e acesse.

fazer login aliexpress
Entrar no AliExpress

Etapa 2: navegue até a loja do vendedor

Se você souber o nome do vendedor ou da loja, pesquise-o na barra no topo da página. Caso contrário, localize um item vendido pela loja e clique em “Visitar Loja” ou “Contato” na página desse item.

Se você não encontrar o item ou a loja que deseja entrar em contato e já tiver adquirido o item, poderá abrir uma opção de contato em sua lista de pedidos. 

Clique no menu “Conta” no canto superior direito, escolha “Meus pedidos” e escolha seu pedido.

Etapa 3: entre em contato com o vendedor

Você verá isso no lado esquerdo da página, abaixo dos detalhes da loja ou do item. Clique no botão Contato para conectar.

Passo 4: Preencha e envie o formulário

O formulário de contato aparecerá na forma de um e-mail e estará na sua caixa de entrada do AliExpress. 

Preencha sua pergunta ou feedback como uma lista e certifique-se de que seja o mais detalhado possível.

Passos para abrir uma disputa e pedir reembolso AliExpress

Agora vamos seguir os passos detalhados abaixo para abrir uma disputa no AliExpress.

Passo 1: Faça login na sua conta AliExpress

Entre no AliExpress e vá em “Meus pedidos” para registrar uma disputa. Todos os seus pedidos do AliExpress exibirão os dados para você.

O botão “Abrir disputa” estará ao lado direito do nome do produto. Está disponível para pedidos abertos e finalizados.

Etapa 2: verifique o cronômetro de “Proteção de compra”

Você pode ver o tempo de proteção da compra na página “Ver detalhes”. Pressione o link acima do pedido em questão para acessá-lo. 

O reembolso é inaceitável quando a proteção de compra termina.

Certifique-se sempre de verificar o tempo antes de abrir uma disputa. Este período levará pelo menos 15 dias.

Etapa 3: selecione um pedido

Escolha o pedido problemático na lista de pedidos e clique no botão “Abrir disputa”. 

Fica visível na secção “As minhas encomendas” assim que a encomenda é enviada pelo vendedor (pode acompanhá-la na secção “Informação logística”).

abrir disputa no aliexpress e pedir reembolso
Abrir disputa AliExpress

Passo 4: Preencha o formulário de disputa

Ao abrir a opção “Disputa Aberta”, você irá para o formulário de disputa que deverá finalizar. 

Marque as caixas de seleção que descrevem perfeitamente o seu problema. 

Existem vários motivos possíveis para disputas no AliExpress listados. Escolha aquele que está mais próximo de você.

Etapa 5: aguarde a resposta do vendedor

Depois de preencher o formulário de contestação e enviar a candidatura, basta aguardar a resposta do vendedor.

O vendedor pode concordar ou manter silêncio (no prazo de 5 dias a partir do momento da abertura da disputa). 

Qualquer um dos casos significa que a disputa foi aceita e o procedimento de reembolso já foi iniciado.

Etapa 6: Escalação de disputas

Este botão aparecerá assim que o vendedor responder. Este botão é exatamente o que você precisa. Lembre-se de que, ao levantar uma disputa, você não poderá fazer nenhuma modificação. Representantes do AliExpress recebem o case.

O pedido será examinado durante várias semanas. Eles podem solicitar mais informações de você e do vendedor. Não se esqueça de verificar o cronômetro e as evidências para fornecer ao AliExpress. Verificando o status da disputa todos os dias.

Às vezes, o vendedor também pode oferecer alguns novos negócios. Você pode aceitá-los ou recusá-los.

Etapa 7: decisão do AliExpress

Depois de fornecidas todas as informações necessárias, basta aguardar o “veredicto”. 

Você receberá um e-mail quando a decisão for tomada, você receberá um e-mail do AliExpress.

É fácil vencer uma disputa e receber seu dinheiro de volta se você preencher a solicitação e fornecer todas as evidências críticas. 

💡 NOTA: Sempre resolva qualquer problema com o fornecedor antes de abrir uma disputa no AliExpress. Isso pode ajudar a evitar conflitos desnecessários e melhorar seu relacionamento com o fornecedor.

Dicas para solicitar reembolso AliExpress

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a solicitar um reembolso no AliExpress com sucesso.

Mantenha uma boa comunicação

você deve se comunicar com o fornecedor de forma rápida e regular. 

Atualize-os sobre quaisquer problemas ou alterações em seus pedidos, devoluções e reembolsos. 

Você deve negociar com eles o tratamento de devoluções e reembolsos de produtos, como quem pagará os custos de envio, quem emitirá o reembolso e como lidar com produtos perdidos ou danificados.

Prepare evidências claras para solicitação de reembolso do AliExpress: 

Não se esqueça de fornecer evidências claras do problema. Existem vários motivos para negar seu reembolso. 

Certifique-se de filmar todo o unboxing. Capture fotos e vídeos para convencer o reembolso.

Seja paciente

A maioria dos comerciantes devolverá seu dinheiro em até 15 dias. 

Portanto, seja paciente e fique de olho nos dados. Se o seu problema não for resolvido, você pode expandi-lo entrando em contato com o AliExpress na página de detalhes do pedido.

Registre as coisas necessárias

Registre consistentemente todas as comunicações entre você e o vendedor. Guarde o recibo de envio, fotografe cada etapa da embalagem ou grave um vídeo. 

Você deve fazer uma captura de tela das informações de rastreamento e enviá-la também como prova. Se o vendedor se recusar a concluir o procedimento de liberação, faça uma captura de tela das informações de rastreamento para verificar.

Considerações finais sobre como solicitar reembolso Aliepress

Agora você sabe o processo de obtenção do reembolso do AliExpress

Como você pode ver, às vezes o dinheiro pode não estar a seu favor. Isso acontece mesmo quando você está certo.

A única maneira de evitar isso é construir evidências sólidas para provar seu ponto de vista. 

Se isso for feito, você poderá provar que o fornecedor está errado e receberá seu dinheiro de volta. Desejo-lhe boa sorte e receba seu reembolso com sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima